quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Falar em relacionamento sempre dá trabalho. Vivê-los então é mais difícil ainda!

Relacionamento aberto é para poucos; exige maturidade e equilíbrio
por Arlete Gavranic do Vya Estelar
"Nesse ‘acordo’ as relações extraconjugais não deverão ser consideradas como traição ou infidelidade, mas como variações ou experiências relacionais e sexuais, sem que haja o desejo prévio de envolvimento ou busca afetiva"
Falar em relacionamento sempre dá trabalho. Vivê-los então é mais difícil ainda!
Como alimentar um relacionamento de longa data? Dá para manter o erotismo e o desejo sem cair na mesmice?

Pensando nessas questões encerro esta série de artigos sobre este assunto falando relacionamento aberto – para ler os anteriores clique aqui.

Um relacionamento aberto (liberal), ou casamento aberto é um tipo alternativo de relacionamento afetivo onde os parceiros aceitam que ambos possam ter outros tipos de relacionamentos, inclusive sexual, com outras pessoas.

O RA pode ser vivido pelos dois parceiros juntos (como no swing) ou separadamente, o que também se diferencia por fatores como: a parceria saber dessa(s) outras vivências ou não, cada um viver suas aventuras sem que o outro saiba do que acontece.

Alguns chamam de relacionamento de traição acordada, outros de traição consentida. A questão é que nesse ‘acordo’ as relações extraconjugais não deverão ser consideradas como traição ou infidelidade, mas como variações ou experiências relacionais e sexuais, sem que haja o desejo prévio de envolvimento ou busca afetiva.

Chegar a esse acordo para se viver um relacionamento aberto ou liberal nem sempre é fácil ou possível, pois o desejo romântico de viver um relacionamento e sentir-se exclusivo, é ainda muito presente. Muitos que não aceitam a relação liberal e nem uma possível separação, preferem fingir não saber ou ‘evitar saber’ dessas traições, para manter uma aparência social e uma vida familiar; justificando a atitude com o objetivo de preservar filhos, patrimônio ou o status de um casamento. Aí o que se mantem é a traição unilateral onde o traído é conhecido como ‘corno manso’- para ambos os gêneros.
 
Relação aberta: acordo difícil Chegar a esse acordo de maior flexibilidade e liberdade no relacionamento depende de:
- muito diálogo aberto e franco sobre medos, fantasias, desejos...;
- esse acordo pode levar semanas, meses, anos e pode até nunca se chegar a esse consenso;

- esse acordo depende de: limites, desejos, ideias de liberdade e de parceria de cada casal e do respeito a essa busca consensual.
 
Três condições essenciais: - O relacionamento aberto não deve nunca ser buscado como tentativa de flexibilizar as cobranças ou desconfianças para tentar salvar o casamento;

- O relacionamento aberto só deve ser uma opção para pessoas que tenham uma relação madura para encarar essa vivência;
- O casal tem que ter muita clareza de suas buscas e uma especial ausência da sensação de posse ou de desejo de exclusividade afetivo-sexual para se permitir viver essa relação, sem se machucar ou machucar o outro (a).
 
Os cinco prós e contras do relacionamento aberto:
Prós
Contras
1º) Iniciar essa liberdade conjugal pode ser altamente motivador e pode até ‘apimentar’ a relação conjugal;

2º) Pode dar uma sensação de mais autoconfiança;

3º) Pode melhorar a autoestima e os relacionamentos sociais;
4º)Ajuda a quebrar a rotina do próprio casal;

5º) Até a aproximação e o diálogo podem se apurar
1º) Essa liberdade traz menos contato, pois cada um vai estar mais voltado a buscar suas vivências pessoais;

2º) Pode trazer sensação de rejeição;

3º) Pode trazer crescimento da desconfiança e atritos no relacionamento;

4º) Pode gerar rebaixamento da autoestima e até estados depressivos;

5º) Pode aguçar o desejo de ‘tomar conta’ da rotina do outro, gerar até uma ‘paranoia’ de traição, que pode gerar um distanciamento tal e levar à separação
 
Relacionamento aberto definitivamente não é uma vivência para todos! Se vocês sabem de tudo isso e se sentem maduros e equilibrados para experimentar esse desprendimento acordado de se darem mutuamente o direito de ter prazer em relações extraconjugais ocasionais com quem tenham tesão, afinidade ou simpatia, sem ferir o sentimento da parceria; aí sim, vocês podem tentar se divertir e viver essa opção de relacionamento.
 
Dicas para quem busca um relacionamento aberto
 
Estudos mostram que entre 30% e 60% dos indivíduos casados nos Estados Unidos terão um caso fora do casamento em algum momento da vida. A infidelidade tem aumentado significativamente entre casais na faixa dos 20 anos, como informou o Wall Street Journal ."Entre 1991 e 2006, o número de esposas infiéis com menos de 30 anos aumentou em 20% e o de maridos 45%. As informações são do site YourTango.
 
Mesmo sem saber os números exatos, a maioria das pessoas sabe da frequência das traições entre casais. Quem não foi traído já traiu ou conhece alguém que já enfrentou a situação: ou seja, a monogamia não funciona muito bem para os humanos. Pensando nisso, alguns casais fazem acordos de pequenas exceções de fidelidade sexual ou que possibilite mais liberdade, sem que seja preciso mentir. No acerto, há uma coisa que não pode ser quebrada: a honestidade.
 
Um estudo feito pela Sociedade Internacional de Medicina Sexual mostra que "as pessoas infiéis são menos propensas a praticar sexo seguro do que as que vivem em um relacionamento aberto” e sugere que os casais liberais ficam menos com outros parceiros do que os tradicionais. Mas como manter um relacionamento sadio e honesto? Veja algumas dicas reunidas pelo site, que indicam pistas para fortalecer a vida a dois e manter ambos menos propensos a crescerem separados.
 
Mantenha as amizades: seus amigos trazem diferentes aspectos de sua personalidade, e essas relações ajudam você a não se perder no relacionamento. Bons amigos também oferecem atributos diversos às nossas vidas e podem dar apoio nos momentos difíceis; além de ajudarem a amenizar a pressão que depositamos em apenas uma pessoa ao nos relacionarmos.
 
Expanda o seu mundo: faça novos amigos e tente coisas novas. Uma pesquisa mostrou que ter um número considerável de amigos íntimos acrescenta anos à sua vida. Quando a pessoa fecha seu mundo para acomodar o outro, a relação sofre. Experimente novas atividades em conjunto com ele também, e esteja aberta aos interesses de cada um.
 
Continue sendo a pessoa que você era antes de começar a se relacionar: quando você desiste de aspectos próprios, deixa de ser a pessoa que conquistou o parceiro. Ao se moldar de acordo com ele, perde a vitalidade e prejudica a vida a dois.
 
Permita ao parceiro manter amigos (independentemente do sexo): ao restringir o movimento do seu parceiro, ele vai começar a se ressentir e pode perder o interesse na relação. Seu parceiro precisa manter os amigos pelas mesmas razões que você também tem essa necessidade.
 
Não minta nem omita: significa não se envolver em atividades com outros homens ou mulheres que não esteja disposta a contar ao parceiro. A verdade é a melhor escolha nessas situações. Quando as pessoas descobrem que foram enganadas por alguém querido, perdem a confiança.
 
Não fale sobre problemas de relacionamento com um affair: usar alguém que não é imparcial como confidente é imprudente e pode distanciar você do seu parceiro. Afinal, o interesse por essa outra pessoa pode intensificar as suas mágoas atuais.
 
Não cause ciúmes: esta é uma forma de manipulação. Mesmo que chame a atenção do parceiro, ele não vai gostar e pode, aos poucos, perder o interesse.
 
Não crie falsas expectativas em outras pessoas que possam estar interessadas emocionalmente em você: seja clara sobre seus limites. Se você quer apenas se divertir, expectativas podem levar o seu parceiro verdadeiro a sentir insegurança caso o affair comece a mandar flores e fazer declarações. fonte terra
 
Quer conhecer pessoas sérias e casais liberais (maiores de 18 anos) interessados em relacionamento aberto e ainda ganhar uma renda mensal?

http://www.sexfree.com.br/index.php?do=/profile-669/

Nenhum comentário:

Máquina de Ganhar Dinheiro e de Fazer Amigos Sem Sair de Casa

Máquina de Ganhar Dinheiro e de Fazer Amigos Sem Sair de Casa
Para ser um(a) associado de nosso clube é necessário ter ou pedir o cartão de crédito pré-pago internacional super. Com ele você recarrega seu celular por SMS, joga na loteria, paga contas e compras em lojas e na internet, faz saques em caixas eletrônicos. Sem taxa de adesão, sem taxa de recarga, sem comprovar renda e sem consulta de serasa/SPC. CLIQUE AQUI E PEÇA O SEU!

Veja também:

homofobia é crime!